Copaíba apoia empresas no plantio de mais de 30 mil árvores na região
Criado em 2021 pela Associação Ambientalista Copaíba, o programa “Adote uma Floresta” permite que empresas possam neutralizar parte de suas emissões de gases do efeito estufa, patrocinando a transformação de áreas degradadas em florestas, por meio da restauração ecológica.
A iniciativa já promoveu o plantio de mais de 34 mil árvores na região do Circuito das Águas, quantia que — segundo o cálculo do Instituto Totum e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) — corresponde a cerca de 5,5 mil toneladas de gás carbônico sendo absorvido pelas plantas, ao longo de seus primeiros 20 anos de crescimento, e retirado da atmosfera.
O programa “Adote uma Floresta” nasceu por meio de uma parceria com a empresa de soluções logísticas Jungheinrich-Brasil, que se mantém como principal mantenedora da iniciativa e é responsável por mais de 14 hectares de área em processo de restauração. Em 2024, a Copaíba agregou também a seu portfólio de parceiros o Grupo BEXP, operadores de marcas premium automotivas como Jeep, Porsche e Audi.
O projeto “Adote uma Floresta” se insere em um contexto no qual 87% dos consumidores brasileiros escolhem comprar em empresas com práticas reconhecidamente sustentáveis, conforme aponta o levantamento da agência Union + Webster. Além disso, a iniciativa está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 da Agenda 2030 da ONU, que visa fortalecer a parceria global para o desenvolvimento sustentável e revitalizar os meios de implementação. Para isso, o ODS-17 reconhece que o desenvolvimento sustentável só é possível por meio de esforços coletivos e enfatiza a importância da colaboração entre diferentes atores sociais e políticos.
A Copaíba disponibiliza os serviços do programa “Adote uma Floresta” às empresas interessadas, mediante contato prévio pelo formulário disponível no site: https://copaiba.org.br/adoteumafloresta/.
Ao se comprometer com o programa, as companhias podem participar do plantio e visitar a área em restauração, além de receberem o certificado de mudas plantadas, emitido pela Copaíba. Além disso, as empresas contribuem para a efetivação de uma ação de responsabilidade socioambiental em benefício da sociedade, o fortalecimento do posicionamento da marca, o engajamento de clientes e colaboradores em causas relevantes à sociedade, entre outros
Mais sobre a Copaíba
Criada em 1999 por um grupo de amigos que se preocuparam com a degradação da Mata Atlântica no município de Socorro-SP, a Associação Ambientalista Copaíba é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e que atua em 19 municípios da região leste do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. Atualmente, a associação promove projetos e programas de restauração ecológica; produção de mudas nativas; iniciativas de educação ambiental e participação em políticas públicas. Ao todo, são mais de 4 milhões de mudas produzidas, 380 proprietários parceiros, 713 hectares restaurados e 40 mil participantes das vivências de Educação Ambiental.
Foto: Divulgação / Reprodução
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/12/26/aguas-de-lindoia-se-despede-de-irene-parolim/