Aluna da rede estadual de Serra Negra embarca para Canadá

Isadora Maria Santos Anacleto, moradora do Sítio Santa Rosa, no Bairro dos Leais, em Serra Negra, estudante do 2º Ensino Médio da EE Dr. Jovino Silveira, embarcou nesta quinta-feira, dia 30, para o Canadá. Ela foi selecionada para representar o município no Programa “Prontos Pro Mundo” .

Além de Isadora, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) embarcou, na quinta-feira, 132 estudantes selecionados no programa Prontos pro Mundo na última partida de janeiro com destino ao intercâmbio de três meses em países de língua inglesa. O embarque foi acompanhado pelo governador em exercício, Felicio Ramuth, e pelo secretário executivo da Educação, Vinicius Neiva.

A cônsul do Canadá em São Paulo, Caroline Charette, também acompanhou o último embarque dos estudantes, que foram presenteados com cachecóis e broches do país.

“Por meio de programas como o Prontos pro Mundo, fornecemos ferramentas para que os jovens desenvolvam habilidades de comunicação que o mercado de trabalho exige. Os estudantes que embarcaram e os colegas que já estão no Reino Unido e na Nova Zelândia, vão fortalecer seu caminho profissional e também a trajetória pessoal com uma experiência transformadora”, afirmou Felicio Ramuth.

Prontos pro Mundo

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.

O investimento do Estado no programa é de R$ 85 milhões e a expectativa é a viagem, até o final de 2026, de 2.000 alunos para o exterior, em países como Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. Entre os selecionados para as viagens de 2025, 500 estudantes terão viajado neste primeiro semestre e mais 500, no segundo semestre.

Para as viagens de 2026, as etapas de seleção já foram iniciadas com a aplicação do Saresp, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no fim de novembro. Os melhores alunos do 9º ano no Saresp serão classificados para um curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio, outra etapa do programa.

Foto: Embarque de Isadora na quinta-feira, dia 30 (reprodução)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2025/01/29/ee-jovino-silveira-inicia-ano-letivo-com-cafe-no-palace-hotel-e-visita-a-fontana-di-trevi/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *