Amparo é aceito na Região Metropolitana de Campinas RMC
O prefeito, Carlos Alberto Martins (MDB) informou na tarde desta quarta-feira (28) que Amparo deve integrar Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Segundo Carlos Alberto, em texto publicado em suas redes sociais na tarde desta quarta-feira, no dia anterior, na terça-feira (27), em uma reunião dos prefeitos e representantes das cidades da Região Metropolitana de Campinas, Amparo passou a integrar o grupo da RMC .
Carlos Alberto fez o pedido, e foi atendido pelo prefeitos da RCM. “O ingresso da nossa cidade nesse grupo traz muitos benefícios para o município, como linhas de convênios, recursos e financiamentos dos governos Estadual e Federal que são destinados exclusivamente à cidades integrantes de regiões metropolitanas”, comentou.
Segundo o prefeito de Amparo, a Região Metropolitana de Campinas é uma das regiões mais dinâmicas no cenário econômico brasileiro e apresenta uma infraestrutura que proporciona o desenvolvimento de todas as cidades do grupo.
“Agradeço especialmente ao Benjamim Bill de Souza, superintendente da RMC, ao Gustavo Reis, prefeito de Jaguariúna e presidente da RMC, ao Hamilton Bernardes, prefeito de Pedreira e ao Marquinho de Oliveira, prefeito de Morungaba, pela aprovação do meu pedido. Tenho certeza que essa parceria será benéfica para todos nós”
O pedido para integrar a RMC agora segue para a ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e será analisado, com pareceres daquela instância.
RCM
Segundo o Observatório Metropolitano, a Região Metropolitana de Campinas (RMC), criada pela Lei Complementar Estadual nº 870, de 19 de junho de 2000. Além de possuir uma economia forte e diversificada, a RMC destaca-se também pela presença de centros inovadores no campo das pesquisas científicas e tecnológicas. Outro expoente da região é o Aeroporto de Viracopos, localizado no município de Campinas.
O aeroporto registra um fluxo anual de cargas embarcadas e desembarcadas em vôos internacionais de cerca de 176 mil toneladas. De cada três toneladas de mercadorias exportadas e importadas por via aérea no país, uma passa por Viracopos, que, juntamente com os aeroportos de Guarulhos e do Rio de Janeiro, respondem por 82% do fluxo anual de cargas desse tipo de transporte.
No princípio, a RMC era formada por 19 municípios. Em 13 de março de 2014, por meio da Lei estadual nº 1.234, Morungaba passou a integrar o território metropolitano.
Atualmente, fazem parte da RMC 20 municípios: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.