Comerciantes de Águas de Lindoia protestam contra Decreto Lockdown

Os comerciantes de Águas de Lindoia protestaram nesta terça-feira  (15) contra o Decreto 3502, de 11 de junho de 2021 que instala Lockdown na atividade comercial de diversos setores.

Um grupo de comerciantes fez uma manifestação com carreata, indicando as autoridades sanitárias e municipais, que são contrários ao fechamento das empresas como a principal medida de enfrentamento a Covid-19 na cidade.

A Carreata estava marcada para as 14 horas, mas percorreu as principais ruas da cidade às 15 horas, com dezenas de veículo. Os manifestantes foram até a porta de prefeitura, onde se concentraram, e pediam a presença do prefeito Gil Helou (PSDB) e a revogação do decreto.

A Polícia Militar de Águas de Lindoia com apoio da Guarda Civil Municipal de Lindoia impediu o acesso dos manifestante ao prédio da Prefeitura Municipal, na Rua Prof. Carolina Fróes Mendes. O protesto foi pacífico.

Aceal propõe protocolo para funcionamento imediato do comércio em geral

A Aceal – Associação Comercial e Empresarial de Águas de Lindoia divulgou em suas redes sociais e encaminhou ao prefeito Gil Helou, uma carta apresentando os protocolos realizados junto aos comerciantes associados e não associados, que atuam na cidade.

“Nós da Associação Comercial e Empresarial de Águas de Lindoia (ACEAL) apresentamos, após consulta aos representantes dos diversos setores comerciais e de serviços, através desta postagem, protocolos que auxiliem no enfrentamento da Covid-19, mas preservem nossa atividade econômica durante os próximos dias”, destaca a carta aberta da Aceal.

O documento pede que o prefeito Gil Helou revogue o decreto 3502, de 11 de junho de 2021 e atenda as propostas dos comerciantes, que querem colaborar com o enfrentamento da Covid-19, mas precisam trabalhar.

“Não estamos pensando apenas na economia, estamos focados na saúde também e por isso estamos sugerindo medidas e cuidados para que todos possam estar funcionando, mantendo o mínimo que seja essa roda girando. Porque se ela parar todos vão perder com isso”, explica o texto

Segundo o presidente da Aceal, Rubens Renzo Júnior, o esforço é de coração, solidariedade, mas uma ação responsável com os compromissos sociais, de emprego, e comprometido com a movimentação da economia local como fator decisivo para a manutenção de famílias que trabalham no comércio.

Veja os Protocolos sanitários encaminhados ao prefeito Gil Helou pela Aceal:

PROTOCOLO SANITÁRIO – COMÉRCIO DE ÁGUAS DE LINDOIA  Junho/2021

ACADEMIAS

  • Ocupação simultânea limitada à 35% da capacidade;
  • O espaço de exercício de cada cliente nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas deve ser demarcado no piso;
  • No máximo 50% dos aparelhos de cardio e armários devem ser usados, com um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre equipamentos em uso.
  • Todos devem usar máscaras em todas as atividades, salvo as aquáticas.

BARES, RESTAURANTES E SIMILARES

  • Observar o limite de 40% de ocupação;
  • Manter o distanciamento de pelo menos 1,5m entre as mesas com no máximo 4 ocupantes.
  • Funcionamento até as 22h com tolerância de 30 minutos para o cliente se retirar tranquilamente do estabelecimento.
  • Retorno do sistema Drive Thru até às 23h.
  • Retorno do sistema Delivery pelo menos até às 23h.
  • Cada comerciante será fiscalizado pelo seu concorrente quanto ao cumprimento dos protocolos sanitários.
  • Exigir o uso correto de máscara e a higienização com álcool gel na entrada do estabelecimento.
  • Uso de Viseira (Shield) e Máscara por todos os funcionários do estabelecimento.
  • Higienização de mesas e cadeiras após cada utilização.

COMÉRCIO VAREJISTA

  • Atendimento com agendamento um cliente por vez.
  • Na entrada do cliente deverá ser verificado o uso correto da máscara e higienização das mãos.
  • Fazendo o agendamento, avisa para chegar no horário, sem acompanhante e se tiver sintomas, remarcar.
  • Permitir o atendimento de apenas 1 cliente para cada atendente da empresa.
  • Intervalo de 20 minutos entre cada cliente para permitir a higienização do ambiente.
  • Fornecedores – Atendimento com hora marcada.
  • Reforçar a higiene das lojas utilizando água sanitária ou cloro para desinfecção dos ambientes pelo menos 4 vezes ao dia.
  • Não permitir a aglomeração de pessoas na porta da loja.
  • Ser responsável pelos protocolos sanitários

ESTÉTICA E BELEZA

  • A distância mínima entre estações de trabalho deve ser de 2 metros;
  • Atendimento deve ser exclusivamente com agendamento prévio, prevendo intervalo suficiente entre marcações para higienização completa das estações de atendimento e utensílios.
  • Desestimular a permanência de acompanhantes dentro do estabelecimento, exceto para clientes que necessitem acompanhamento, limitado a um acompanhante por cliente.
  • Funcionários devem usar touca descartável, além de manter suas unhas cortadas.
  • Usar luvas no caso de contato físico necessário com o cliente.
  • A higienização de bobs, presilhas, pentes, escovas, pinceis de maquiagem e outros utensílios deve ser feita periodicamente, colocando-os de molho por quinze minutos em solução de água com água sanitária entre dois e dois e meio por cento ou em solução de clorexidina a dois por cento, seguida da diluição de cem mililitros de clorexidina para um litro de água.
  • A higienização dos móveis, equipamentos e objetos deve ser feita antes e depois de cada uso.
  • Utilizar-se de agendamentos prévios e orientar que os clientes evitem chegar antecipadamente ou com atrasos para evitar aglomerações em ambientes como recepções e salas de espera.
  • Durante a realização dos procedimentos, os pro¬fissionais envolvidos diretamente deverão utilizar protetores faciais (devidamente higienizados periodicamente) em adição à máscara (preferencialmente Nº 95, devendo ser trocada a cada sete dias se suas características forem mantidas, no máxi¬mo) e óculos.
  • Recomenda-se, também, o uso de aventais preferencialmente impermeáveis, a depender do tipo de procedimento.

O outro Lado

Na segunda-feira (14) o prefeito Gil Helou convidou cinco representantes do comércio para apresentar os números da pandemia na cidade e ouvir as reivindicações.

O grupo formado por pessoas convidadas, se reuniu com o prefeito, no final da tarde, e se comprometeu de apresentar os protocolos feitos por vários comerciantes e que teve a mediação da ACEAL.

Na reunião, segundo Mariana Costa, uma das participantes, a secretária de saúde, Tereza Ferraz informou que as medidas que foram adotadas desde o dia 02 começaram a surtir efeito e o número de internações está diminuindo no Hospital São Camilo.

Segundo as perspectivas do Comitê de Contingência Covid-19 da cidade, continuando nesse cenário, abre-se uma janela para que o decreto possa ser flexibilizado ainda nesta semana.

comerciantes

A proposta feita para comissão, pelo prefeito Gil Helou,  é com a queda nas internações, editar na quarta-feira, dia 16, um decreto retomando o atendimento presencial nas lojas no formato de um cliente para cada atendente da loja, com fita na porta (como estava na semana passada). Bares e restaurantes permaneceriam fechados. Barbearias e salões de beleza poderão abrir atendendo 1 cliente por vez (horário agendado).

Ainda na segunda-feira, o presidente da ACEAL, Rubens Renzo Júnior e a vice -presidente da ACEAL, esteve na Câmara Municipal para discutir os protocolos possíveis, sem o fechamento do comércio. A reunião contou com a presença de todos os vereadores e foi uma iniciativa do presidente da casa, Eduardo Zucato (MDB).

O prefeito Gil Helou ficou de editar um novo decreto na quarta-feira (16). Nesta terça-feira, Gil Helou não estava na cidade no período da tarde.

Fotos: Divulgação Redes Sociais

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