Comerciantes de Águas de Lindoia protestam contra Decreto Lockdown
Os comerciantes de Águas de Lindoia protestaram nesta terça-feira (15) contra o Decreto 3502, de 11 de junho de 2021 que instala Lockdown na atividade comercial de diversos setores.
Um grupo de comerciantes fez uma manifestação com carreata, indicando as autoridades sanitárias e municipais, que são contrários ao fechamento das empresas como a principal medida de enfrentamento a Covid-19 na cidade.
A Carreata estava marcada para as 14 horas, mas percorreu as principais ruas da cidade às 15 horas, com dezenas de veículo. Os manifestantes foram até a porta de prefeitura, onde se concentraram, e pediam a presença do prefeito Gil Helou (PSDB) e a revogação do decreto.
A Polícia Militar de Águas de Lindoia com apoio da Guarda Civil Municipal de Lindoia impediu o acesso dos manifestante ao prédio da Prefeitura Municipal, na Rua Prof. Carolina Fróes Mendes. O protesto foi pacífico.
Aceal propõe protocolo para funcionamento imediato do comércio em geral
A Aceal – Associação Comercial e Empresarial de Águas de Lindoia divulgou em suas redes sociais e encaminhou ao prefeito Gil Helou, uma carta apresentando os protocolos realizados junto aos comerciantes associados e não associados, que atuam na cidade.
“Nós da Associação Comercial e Empresarial de Águas de Lindoia (ACEAL) apresentamos, após consulta aos representantes dos diversos setores comerciais e de serviços, através desta postagem, protocolos que auxiliem no enfrentamento da Covid-19, mas preservem nossa atividade econômica durante os próximos dias”, destaca a carta aberta da Aceal.
O documento pede que o prefeito Gil Helou revogue o decreto 3502, de 11 de junho de 2021 e atenda as propostas dos comerciantes, que querem colaborar com o enfrentamento da Covid-19, mas precisam trabalhar.
“Não estamos pensando apenas na economia, estamos focados na saúde também e por isso estamos sugerindo medidas e cuidados para que todos possam estar funcionando, mantendo o mínimo que seja essa roda girando. Porque se ela parar todos vão perder com isso”, explica o texto
Segundo o presidente da Aceal, Rubens Renzo Júnior, o esforço é de coração, solidariedade, mas uma ação responsável com os compromissos sociais, de emprego, e comprometido com a movimentação da economia local como fator decisivo para a manutenção de famílias que trabalham no comércio.
Veja os Protocolos sanitários encaminhados ao prefeito Gil Helou pela Aceal:
PROTOCOLO SANITÁRIO – COMÉRCIO DE ÁGUAS DE LINDOIA Junho/2021
ACADEMIAS
- Ocupação simultânea limitada à 35% da capacidade;
- O espaço de exercício de cada cliente nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas deve ser demarcado no piso;
- No máximo 50% dos aparelhos de cardio e armários devem ser usados, com um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre equipamentos em uso.
- Todos devem usar máscaras em todas as atividades, salvo as aquáticas.
BARES, RESTAURANTES E SIMILARES
- Observar o limite de 40% de ocupação;
- Manter o distanciamento de pelo menos 1,5m entre as mesas com no máximo 4 ocupantes.
- Funcionamento até as 22h com tolerância de 30 minutos para o cliente se retirar tranquilamente do estabelecimento.
- Retorno do sistema Drive Thru até às 23h.
- Retorno do sistema Delivery pelo menos até às 23h.
- Cada comerciante será fiscalizado pelo seu concorrente quanto ao cumprimento dos protocolos sanitários.
- Exigir o uso correto de máscara e a higienização com álcool gel na entrada do estabelecimento.
- Uso de Viseira (Shield) e Máscara por todos os funcionários do estabelecimento.
- Higienização de mesas e cadeiras após cada utilização.
COMÉRCIO VAREJISTA
- Atendimento com agendamento um cliente por vez.
- Na entrada do cliente deverá ser verificado o uso correto da máscara e higienização das mãos.
- Fazendo o agendamento, avisa para chegar no horário, sem acompanhante e se tiver sintomas, remarcar.
- Permitir o atendimento de apenas 1 cliente para cada atendente da empresa.
- Intervalo de 20 minutos entre cada cliente para permitir a higienização do ambiente.
- Fornecedores – Atendimento com hora marcada.
- Reforçar a higiene das lojas utilizando água sanitária ou cloro para desinfecção dos ambientes pelo menos 4 vezes ao dia.
- Não permitir a aglomeração de pessoas na porta da loja.
- Ser responsável pelos protocolos sanitários
ESTÉTICA E BELEZA
- A distância mínima entre estações de trabalho deve ser de 2 metros;
- Atendimento deve ser exclusivamente com agendamento prévio, prevendo intervalo suficiente entre marcações para higienização completa das estações de atendimento e utensílios.
- Desestimular a permanência de acompanhantes dentro do estabelecimento, exceto para clientes que necessitem acompanhamento, limitado a um acompanhante por cliente.
- Funcionários devem usar touca descartável, além de manter suas unhas cortadas.
- Usar luvas no caso de contato físico necessário com o cliente.
- A higienização de bobs, presilhas, pentes, escovas, pinceis de maquiagem e outros utensílios deve ser feita periodicamente, colocando-os de molho por quinze minutos em solução de água com água sanitária entre dois e dois e meio por cento ou em solução de clorexidina a dois por cento, seguida da diluição de cem mililitros de clorexidina para um litro de água.
- A higienização dos móveis, equipamentos e objetos deve ser feita antes e depois de cada uso.
- Utilizar-se de agendamentos prévios e orientar que os clientes evitem chegar antecipadamente ou com atrasos para evitar aglomerações em ambientes como recepções e salas de espera.
- Durante a realização dos procedimentos, os pro¬fissionais envolvidos diretamente deverão utilizar protetores faciais (devidamente higienizados periodicamente) em adição à máscara (preferencialmente Nº 95, devendo ser trocada a cada sete dias se suas características forem mantidas, no máxi¬mo) e óculos.
- Recomenda-se, também, o uso de aventais preferencialmente impermeáveis, a depender do tipo de procedimento.
O outro Lado
Na segunda-feira (14) o prefeito Gil Helou convidou cinco representantes do comércio para apresentar os números da pandemia na cidade e ouvir as reivindicações.
O grupo formado por pessoas convidadas, se reuniu com o prefeito, no final da tarde, e se comprometeu de apresentar os protocolos feitos por vários comerciantes e que teve a mediação da ACEAL.
Na reunião, segundo Mariana Costa, uma das participantes, a secretária de saúde, Tereza Ferraz informou que as medidas que foram adotadas desde o dia 02 começaram a surtir efeito e o número de internações está diminuindo no Hospital São Camilo.
Segundo as perspectivas do Comitê de Contingência Covid-19 da cidade, continuando nesse cenário, abre-se uma janela para que o decreto possa ser flexibilizado ainda nesta semana.
A proposta feita para comissão, pelo prefeito Gil Helou, é com a queda nas internações, editar na quarta-feira, dia 16, um decreto retomando o atendimento presencial nas lojas no formato de um cliente para cada atendente da loja, com fita na porta (como estava na semana passada). Bares e restaurantes permaneceriam fechados. Barbearias e salões de beleza poderão abrir atendendo 1 cliente por vez (horário agendado).
Ainda na segunda-feira, o presidente da ACEAL, Rubens Renzo Júnior e a vice -presidente da ACEAL, esteve na Câmara Municipal para discutir os protocolos possíveis, sem o fechamento do comércio. A reunião contou com a presença de todos os vereadores e foi uma iniciativa do presidente da casa, Eduardo Zucato (MDB).
O prefeito Gil Helou ficou de editar um novo decreto na quarta-feira (16). Nesta terça-feira, Gil Helou não estava na cidade no período da tarde.
Fotos: Divulgação Redes Sociais
Veja Também: