Apoiadores do voto impresso foram às ruas neste domingo (1°)
Apoiadores do voto impresso foram às ruas neste domingo (1°), ou seja, o primeiro domingo de agosto de 2021 foi marcado por manifestações espalhadas por todo o país, a favor do voto auditável.
As principais ruas de cidades como Campo Grande, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro foram tomadas por eleitores que anseiam por maior transparência e segurança nas eleições de seus representantes políticos. Em Águas de Lindoia houve uma manifestação no Balão da Praça José Leme Maciel.
Os manifestantes pressionam se manifestaram pela aprovação da PEC 135/19, que estabelece a execução do voto auditável impresso. Segundo eles, a medida representa um ato de democracia.
Atos em todo o Brasil
As manifestações deste domingo (1°) ocorreram em praticamente todas as capitais e em cidades do interior de todas as regiões do país. No Sudeste, por exemplo, houve atos em cerca de 40 cidades, entre elas Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Vila Velha, localizada na Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo.
A maioria dos manifestantes usava roupas nas cores verde e amarela e carregava cartazes e faixas com mensagens sobre pedido de voto impresso nas eleições de 2022 e com declarações em apoio a Bolsonaro.
PEC do voto impresso auditável
O texto determina que os votos registrados nas urnas eletrônicas sejam impressos em cédulas de papel. Após conferidos pelos eleitores, devem ser automaticamente depositados em urnas lacradas para fins de auditoria. O argumento de segurança, neste caso, se baseia, entre outros pontos, nas vulnerabilidades dos sistemas computacionais.
A matéria é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) e por seus apoiadores. Atualmente, a proposta se encontra na comissão especial da Câmara criada para debater o tema.
A PEC havia sido derrubada pouco antes de os parlamentares entrarem no recesso legislativo. No entanto, por meio de um ato regimental, a base do governo conseguiu adiar a votação para depois da volta dos deputados aos trabalhos na Câmara, a partir desta segunda-feira (2). A expectativa é de que o texto seja votado na quinta-feira (5).
Foto: Divulgação / Reprodução Redes Sociais. Ação simbólica em Águas de Lindoia
Veja também: