Sarapatel Nº11, por Ismael Rielli
Sarapatel Nº11
Quando foste, que maldade!
Se foi também a alegria,
Pois dona felicidade
Não mora em casa vazia!
(Moacy Figueiredo)
*****
Se non é vero é molto bene trovato
*****
Aqui nas Águas Quentes do Dr Tozzi temos alguns nababos.
Consta que um deles gosta de colecionar lotes e glebas espalhados por todos os cantos do município. Dizem as más línguas que, empilhados, seus carnês de IPTU atingem quase 1m de altura.
Andando por aí, encantou-se ele por certo terreno. Determinou à sua equipe que descobrisse quem era o dono e se ele vendia. A resposta veio rápido: -“você é o dono”.
*****
Compulsando AVANTE, jornalzinho do grupo escolar, de outubro de 1954, edição nº24, encontramos a seguinte notícia:
Casamento: realizou-se, dia 3 último, o enlace matrimonial da prendada senhorita Alair Mantovani Dileta filha do Sr. Cirilo Emili Mantovani e de dona Pascoalina Zucato Mantovani, tradicional e progressista família aqui residente, com o jovem Dr Carlos Noel de Melo, delegado de polícia desta localidade filho do Sr. Adelino de Melo e de dona Angelina de Melo.
O casamento religioso teve lugar à 17:30 horas, durante a Santa Missa, na Igreja de Nossa Senhora das Graças. Serviram de padrinhos do noivo, no religioso, os Srs. Adelino de Melo e D. Angelina de Melo; Dr Oto de Melo e D. Marina Scatena de Melo por parte da noiva os Srs Cirilo Emilio e D. Pascoalina Zucato Mantovani; Sr Humberto Corsi e D. Aida Ivonete Mantovani Corsi. Foram padrinhos no civil do noivo os Srs Dr. Aparicio de Melo e D. Lucila Sá Barbosa Melo Dr Jayme Melo e D. Dercas de Castro Prados Melo Sr Joaquim Alberto Melo e D. Maria do Carmo Albêid Melo. Da noiva serviram de padrinhos; Dr. Adolto Mantovani e Prof Ines zucon Mantovani, Sr Ari Mantovani e Prof Zulma Moreira Von Zastrow Mantovani, Sr Airton Mantovani e Profa Osiris Bailoni Mantovani.
Após a benção religiosa foram os convidades recepcionados no grande Hotel do Lago com um lauto jantar e doces salgados e bebidas. Os nubentes seguiram viagem de núpcias para a Europa. O Avante cumprimenta-os almejando-lhes perene felicidade.
NOTICIAS DA CIDADE
(por diversos alunos)
Pedra Fundamental
Dia 27 pp. Águas de Lindoia teve a felicidade de ver lançada, pelo Exmo Sr Prof. Lucas Nogueira Garcez, digno Governador do Estado, a pedra fundamental do novo Balneário para esta cidade. Foi um dia festivo para todos os Lindoianos. Sua excelência chegou nesta cidade às 11h, sendo festivamente recebido pelas autoridades municipais e por grande massa popular. Em seguida foi celebrada missa campal na Praça Dr. Francisco Tozzi.
Procedeu-se depois o assentamento da pedra fundamental do novo Balneário. Falaram nesta ocasião, saudando o Sr Governador, o nosso Prefeito Sanitário Dr Walter Fachini. Sua excelência em belo improviso respondeu às manifestações que acabara de receber. Entre outras pessoas ilustres notaram-se as presenças do Sr. Embaixador José Carlos Macedo Soares, grande amigo desta Estância; o Deputado Cirilo Junior; o Deputado Narciso Peroni.
À tarde o grupo escolar desfilou pelas ruas da cidade, com os alunos lindoianos que frequentam o ginásio de Serra Negra e Socorro à frente, seguidos dos escoteirinhos, atletas, etc. O Sr Governador também, neste mesmo dia, lançou a pedra fundamental da Casa da Criança e do posto de Puericultura a serem construídos brevemente nesta Estância. A todas estas solenidades esteve dando o brilho invulgar a nossa Corporação Musical Dr. Francisco Tozzi sob a competente direção do Maestro Américo Páscoli.
*****
Responda:
1 – Qual o lugar da casa que está sempre com pressa?
2 – Qual é o sapato que está sempre quebrado?
3 – Qual a semelhança entre o pinguim e o azarado?
4 – O que está sempre com um nó na garganta?
5 – Qual é a época mais imprópria para se comprar uma passagem pra lua?
*****
É bom JAIR se acostumando. Indicam as mais recentes pesquisas que o genocida não tem nem metade das intenções dos votos de Lula. Esse desastrado reinado está chegando ao fim. Restam 13 meses, infelizmente, tempo suficiente para muitos desatinos.
*****
A nova recreadora se surpreendeu quando o diretor da colônia de férias separa as turmas de jovens. Então ela, pergunta:
– Mas, por que o senhor colocou os rapazes numa ilha e as garotas em outra?
– Acredite na minha experiência – responde o diretor – desse jeito, quando acabarem as férias todos saberão nadar!
*****
Será que tem?
- Camélias na rua das Camélias?
- Crisântemos na rua dos Crisântemos?
- Dálias na rua das Dálias?
- Gardênias na rua das Gardênias?
- Girassóis nas rua dos Girassóis?
- Hortênsias na rua das Hortênsias?
- Lírios na rua dos Lírios?
- Magnólias na rua das Magnólias?
- Margaridas na rua das Margaridas?
- Miosótis na rua dos Miosótis?
- Orquídeas na rua das Orquídeas?
- Papoulas na rua das Papoulas?
- Petúnias na rua das Petúnias?
- Primaveras na rua das Primaveras?
- Rosas na rua das Rosas?
- Tulipas na rua das Tulipas?
- Violetas na rua das Violetas?
- Vitórias régias na rua das Vitórias Régias?
- Já apareceu algum Lobo na rua dos Lobos?
Seria interessante que os moradores dessas ruas cultivassem as respectivas flores, quando possível, fora as exóticas, amazonenses, holandesas.
*****
Respostas
1 – O corredor
2 – Tamanco
3 – Ambos tem pés frios
4 – Gravata
5 – Lua cheia
* Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia. * colaboração de Rodrigo Martins na digitação e revisão de Sarapatel Nº11.
Veja Também, além de Sarapatel Nº11
https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/11/09/sarapatel-no10-por-ismael-rielli/
https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/10/12/sarapatel-no-9-por-ismael-rielli/