Tromba d’água atinge Serra Negra deixando marcas de destruição e alagamento
Uma tromba d’água de mais de uma hora atingiu Serra Negra na noite desta terça-feira, dia 18, inundando as ruas centrais da cidade e deixando um rastro de ruína e destruição. O prefeito Elmir Chedid (DEM) esteve nos locais atingidos pelas águas da chuva.
Elmir Chedid gravou um vídeo para explicar a situação do município após a tromba d’água, direto da Rua Coronel Pedro Penteado, uma das vias atingidas pela volumosa enxurrada, que parecia enchente.
Segundo o prefeito de Serra Negra, cinco famílias estavam sendo socorridas, maradores de algumas casas localizadas em áreas de risco de desmoronamento.
“… Guarda Municipal, Assistência Social, Jurídico, toda força, o secretariado da Prefeitura… São mais de cem pessoas na cidade trabalhando. Já começamos fazer a limpeza da cidade, dos bairros”, explicou Emir Chedid, afirmando ainda que nos próximos 3 anos serão feitos 3 novos lagos de contenção acima da cidade para suportar o volume de água.
A Prefeitura de Serra Negra informou que equipes das secretarias municipais e do Fundo Social se Solidariedade estão mobilizadas, com apoio do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil para atender as demandas após a tromba d’água.
Segundo dados preliminares, foram registrados diversos pontos de alagamentos. Durante a noite, a Secretaria de Serviços Municipais atuou na região central e nos bairros para limpeza e desobstrução de vias.
“São diversos homens da Garagem Municipal com mais de 10 maquinas, tratores e caminhão pipa, atuando. A Sabesp também presta apoio na lavagem de ruas”, destaca a assessoria de Comunicação nas redes sociais da Prefeitura de Serra Negra
Os principais pontos em que a tromba d’água causou destruição foram:
- Rua Nossa Senhora do Rosário, próximo ao Centro de Convenções, teve o acesso a Lindoia e Bairro da Serra impossibilitado devido a queda de uma árvore que fechou a pista nos dois sentidos.
- No Bairro dos Francos, a água com lama invadiu casas e estabelecimentos próximos ao entroncamento com a Rua Castelo Branco e Leonel Antunes, e nas proximidades da Fonte Albino Brunhara.
- Na Rua Leonel Antunes, o Córrego São Luiz transbordou
- No Parque Fonte São Luiz, mais de 100 metros do alambrado do Ponto Turístico cedeu
- Queda do muro do Jardim da Saudade, na Avenida Juca Preto.
- No Bairro dos Francos, a água com lama invadiu imóveis, incluindo a EMEB Albino Brunhara
A precipitação, que pode ser considerada uma tromba d’agua, atingiu 63,3 mm, sendo 49,3 mm somente entre 20h20 e 21h, de acordo com dados do CIIAGRO – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas.
Veja as fotos da tromba d’água em Serra Negra (imagens extraídas do facebook da prefeitura )
Fotos: Reprodução Redes sociais
Com informações do Circuito Notícias
Veja também: