Polícia recupera produtos furtados de escola municipal em Serra Negra

Equipes da Guarda Civil Municipal de Serra Negra e Polícia Militar detiveram um homem e recuperam uma caixa de som e um notebook que foram furtados da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Maria Lúcia Stenghel Salomão de Azevedo, no Bairro São Luiz.

O crime aconteceu durante do final de semana de carnaval. Segundo dados divulgados pela GCM de Serra Negra, na manhã desta sexta-feira, dia, o comandante Marcelo Boccato recebeu uma comunicação anônima, informando o paradeiro dos equipamentos furtados.

Imediatamente designou os GCMs Santiago e Maurício para acompanha-lo na diligência. Com apoio dos policiais cabo PM Azevedo e soldado PM Bonfim, deslocaram-se à residência indicada. O proprietário autorizou a entrada e vistoria policial, ocasião em que localizaram a caixa de som com placa de patrimônio da Prefeitura de Serra Negra.

Como o suspeito não se encontrava no imóvel, as guarnições da GCM e PM saíram à sua procura. Ao localizarem o homem, procederam a abordagem, e durante as indagações o suspeito teria confessado o furto e informado o local em que estaria o notebook: um outro endereço.

No segundo imóvel, adentrado com autorização do pai do suspeito, o computador portátil foi encontrado em um guarda-roupas. O  homem recebeu voz de prisão, diante localização dos objetos furtados, sendo conduzido à Delegacia de Polícia para demais providências. Caixa de som e notebook também foram apresentados à autoridade policial de plantão.

Crime de furto

O caput do art. 155, Código Penal Brasileiro, determina: “Art. 155 – Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa”.

Vale destacar a questão da “coisa alheia móvel”. Essa característica é essencial para a configuração do crime.

O Furto apresenta os seguintes elementos: Objeto jurídico: Trata-se da posse e da propriedade. Quando falamos em objeto jurídico, falamos naquele bem juridicamente tutelado pelo Código Penal e  Núcleo Tipo: Está relacionado ao verbo subtrair presente no caput (tirar ou retirar). Esse núcleo tipo diz respeito a conduta ilícita disposta no tipo penal.

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/04/serj-realiza-torneio-de-natacao-em-homenagem-ao-dia-da-agua/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/04/pedal-das-meninas-celebra-o-dia-internacional-da-mulher/