Bezerro vítima de maus tratos é resgatado em Monte Sião
A Defesa Civil de Monte Sião em parceria com a Associação Protetora dos Animais de Monte Sião, a APAMS, resgatou nesta sexta-feira, dia 12, um bezerro vítima de abandono e maus tratos.
Segundo relatos dos membros da Defesa Civil, na tarde desta sexta-feira o órgão foi acionado para dar apoio a APAMS (Associação Protetora dos Animais de Monte Sião) no resgate de um bezerro que estava em situação de abandono e de maus tratos.
A denúncia foi realizada por populares à APAMS. No local, a presidente da Associação, Melissa Labegalini, esteve com um veterinário e constataram a veracidade da denúncia de abandono e maus tratos.
O veterinário avaliou a necessidade urgente de atendimento devido ao estado de saúde que se encontrava o Bezerro. Após a imobilização, e com o apoio da viatura da Defesa Civil o bezerro foi encaminhado a um abrigo voluntario cedido por um sitiante, recebendo os primeiros atendimentos veterinários já no local.
“Estamos tendo muita dificuldade no município com os vários relatos de abandonos e maus tratos a animais. A APAMS não possui local e sempre necessita do apoio da população, Defesa Civil com a colaboração de medicamentos, alimentos e abrigos provisórios para atender toda essa demanda que temos”, comentou “Melissa Labegalini” Presidente da APAMS.
Maus tratos a animais é crime
A legislação sobre maus tratos a animais é datada de 1998, e está inclusa na Lei de Crimes Ambientais, estatuto que cuida da fauna e flora. Maus-tratos aos animais é crime e consta no artigo 32.
Em 2020 foi sancionada outro regulamento, a A Lei 1.095/2019 que aumenta a punição para qualquer pessoa que praticar abuso, agressões como ferimentos e mutilações em animais.
A lei vale para bichos silvestres, sendo eles nativos ou exóticos. A pena inclui tanto detenção, de 3 meses a um ano, como multa.
Em conjunto, esta regulamentação também pune estabelecimentos que facilitam o tráfico de animais e possíveis crimes contra eles.
Fotos: Reprodução Defesa Civil de Monte Sião
Veja também: