Socorro combate a exploração sexual de crianças e adolescentes
A Secretaria de Cidadania de Socorro lançou nesta terça-feira, dia 10, um pedido de colaboração à população para a campanha contra a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes. O alerta destaca: “qualquer cidadão, em tendo suspeita ou conhecimento de que alguma criança ou adolescente esteja sofrendo violência deve denunciar de imediato”.
Segundo os técnicos da Secretaria de Cidadania de Socorro, a violência sexual é uma violação dos direitos sexuais, porque abusa ou explora o corpo e a sexualidade, seja pela força ou outra forma ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
A violência sexual pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há relação de parentesco entre vítima e agressor, e extrafamiliar, quando não há uma relação de convivência familiar entre agressor e vítima.
Vale destacar, que o dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000.
O abuso é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual, e a exploração caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie.
Para elucidar dúvidas e atender as denúncias, em Socorro, a Secretaria de Cidadania se coloca a disposição através de seus órgãos vinculados, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social –CREAS (3895-5503), Projeto Criança Feliz, CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e dos Adolescentes, Conselho Tutelar, além do NASF Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Delegacias de Polícia Também existe Disque 100 – Direitos Humanos.
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/10/sarapatel-no17-por-ismael-rielli/