Eleições 2024: Águas define pré-candidatos a prefeito com vices em aberto
As eleições municipais 2024 estão tomando forma em Águas de Lindoia.Nos últimos dias os partidos PL, PSB, PT, Republicano, PSD, PP, MDB, Podemos lançaram pré-cadidaturas para prefeito e vereadores, mas ainda estão em suspensos os nomes dos candidatos a vice.
PL/PSB
Os partidos o Partido Liberal (PL) que tem como representante nacional o ex-presidente Jair Bolsonaro, em Águas de Lindoia é presidido pelo ex-prefeito Charles Godoy, lançou em pré-candidatura o ex vereador (2009 – 2012) Edson Ambar para prefeito, com 10 candidatos a vereador. A sigla conta com a presença do ex-prefeito Eduardo Ambar, que é responsável pelas articulações do grupo e recebeu o apoio do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que deve indicar o vice.
O PSB é presidido pelo ex-vereador Pedro Rielli e agrega ao grupo dos Ambar o ex-vereador Ismael Rielli, e o presidente do Sinthoresca, Antonio Carlos da Silva Filho, que não aceitou o convite para ser vice na chapa. A sigla deve reunir 10 candidatos para a eleição prorcional.
No domingo, dia 23, houve a reunião de apresentação dos pré-candidatos da dobradinha PL/PSB, com apresença de assessores do deputado federal Jonas Donizete (PSB – SP), do ex-vereador de Lindoia, Helnes Resquioto (PL). Segundo a organização do grupo político, ainda há trabalhos em andamento para agregar outros partidos. As reuniões acontecem até a convenção municipal que ainda não tem data definida.
Há quem aposte no nome de Ismael Rielli para vice-prefeito na união PL / PSB.
PT
O Partido dos Trabalhadores (PT), que tem como presidente de honra o presidente Luís Inácio Lula da Silva também lançou sua pré-candidatura para as eleições deste ano, no domingo, dia 23. Segundo o articulador da sigla, Paulo Ricardo Pereira Torres, cerca de 20 pessoas compareceram ao encontro, com a presença de três assessores do deputado federal Jilmar Tatto (PT) e do Secretario de Comunicações do PT Nacional. O objetivo do evento foi definir os nomes dos 10 pre-candidato à vereança e o pré-candidato à prefeito.
Ainda segundo Paulo Ricardo, foi definido o nome do João Luis de Sousa Almeida como pré-candidato à prefeito. João Luís é funcionário da Petrobras, já foi vereador em Águas de Lindoia e além de possuir perfil de adminbistrador (FGV), também atua como ativista ambiental.
O PT está ainda formando seu grupo de vereadores, com o objetivo de apresentar 10 candidaturas, sendo 05 homens e 05 mulheres. O vice da chapa puro sangue ainda está sem definição.
Republicano
O Partido Republicano também lançou pré-candidatura para as eleições 2024 para prefeito e vereadores, ainda sem o vice. Maurício Mariano, filho do ex-prefeito Martinho Mariano é quem encabeça a chapa para a eleição majoritária. Como presidente da sigla e pré-candidato, ele ainda articula para agregar outra legenda ao seu grupo político, que conta com 10 candidatos para a disputa da Cãmara.
A reunião de alinhamento do grupo aconteceu no último dia 18, com todos os apoiadores da campanha e pré-candidatos a veredores. Maurício Mariano, mais conhecido como Mauricinho, afirma que está aberto a discutir com outras legendas até compor sua candidatura. Ele também busca um vice, embora tenha já recebido convites para compor chapa majoritária. Empresário do setor de material de construções, o jovem empresário está articulando apoios em diversos setores da sociedade.
PSD / PP/ MDB / Podemos
O ex-prefeito Geraldo Mantovani Filho é o pré-candidato dos partidos Partido Social Democrático (PSD), Partido Progressista (PP), Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Podemos,. Segundo apurado por esta reportagem, o ex-prefeito de Águas de Lindoia (1997/ 2000 e 2000 / 2004), está animado com a pré-campanha. Ele tem conversado com políticos e participado do processo de montagem da coligação que ainda espera atrair mais apoios até a data limite para a convenção municipal, dia 20 de julho.
Ação judicial
Após atuar por dois mandatos como prefeito e outros cargos políticos, em São paulo, Geraldinho Mantovani tem uma trajetória política experiente e também paga ônus de alguns revezes. Ele foi condenado por improbidade administrativa em 2016, pela 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo. O motivo foi a compra de brinquedos de playground e equipamentos de ginástica (instalados em área pública) sem licitação. A decisão determinou a perda dos seus direitos políticos. O pré-candidato aguarda um recurso especial que está em votação no Tribunal de Justiça de SP. Já obteve 2 votos favoráveis, um contrário. A próxima sessão para análise de seu pedido será em 29/07/2024.
Em nota, a assessoria da pré-campanha informou a este jornal sobre aspectos da situação jurídica do pré-candidato que não quer ser enquadrado nos rigores da Lei de Ficha Limpa e suas mudanças.
“Trata-se apenas de uma vitória a mais, ou seja, de uma busca do Geraldinho por justiça, visto que ele sempre agiu de forma ética e dentro da legislação, tanto que neste julgamento ele já tem 2 votos favoráveis, votos de muito peso. Nossa equipe jurídica está muito confiante. O mesmo órgão do TJSP que está analisando o caso já analisou outros casos semelhantes e julgou favoravelmente. Por conta de um problema de saúde de um dos Desembargadores a conclusão foi adiada para julho. Os adiamentos de pauta são muito comuns no dia a dia dos tribunais. Porém repito: este julgamento em nada altera nossa pré-campanha, que segue normalmente e a todo vapor”, afirma Vinícius de Moraes, advogado que está atuanhdo como porta voz desta pré-campanha
O Tribuna das Águas não teve acesso ao documento que está sendo analisado pelos desembargadores.
União Brasil
O Partido União Brasil de Águas de Lindoia ainda não lançou pré-candidato a prefeito, mas possui chapa formada para as eleições proporcionais, com 10 integrantes para concorrer a Câmara Municipal, entre os destaques deste grupo para o legislativo estão os a vereadora Andreia Dahdal, o atual presidente da Câmara, Paulo Galote e o ex-vereador Luciano Fiori.
Segundo apurado por esta reportagem, há uma forte pressão para que o partido, caso não componha coligação para eleição majoritária, libere seus candidatos para fazer campanha para prefeito com base em alinhamento político pessoal ou estratégico.
Cronograma das eleições:
O período para a realização das convenções partidárias, quando partidos e federações vão escolher quem são as candidatas e candidatos que participarão da campanha e concorrerão pelos votos do eleitorado é entre 20 de julho e 5 de agosto e as agremiações terão prazo até 15 de agosto para apresentar a lista com os nomes à Justiça Eleitoral.
Logo em seguida, no dia 16 de agosto, será iniciada a campanha de fato, com autorização para distribuição das propagandas eleitorais, que podem ocorrer em ambientes físico e virtual. Também estará liberada a divulgação dos números dos candidatos e o pedido de votos. Até essa data, os pretensos concorrentes só podem se apresentar como pré-candidatos.
A propaganda gratuita no rádio e na TV será exibida entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro, uma quinta-feira. Já a partir do dia 21 de setembro, candidatas e candidatos não poderão ser presos, salvo no caso de flagrante delito.
O primeiro turno vai ocorrer no dia 6 de outubro. Logo após o encerramento da votação, a Justiça Eleitoral iniciará a apuração dos votos dos 152 milhões de eleitoras e eleitores brasileiros e a expectativa é de que, em poucas horas, já sejam divulgados os nomes de todos os vereadores eleitos no país e dos prefeitos e vices das cidades com menos de 200 mil habitantes. Em municípios maiores, se houver necessidade, será realizado o segundo turno no último domingo do mês, que neste ano cai no dia 27.
Foto da capa: Montagem feita por Yarima Pandolfo
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/06/26/socorro-tera-a-maior-tirolesa-do-mundo/
Pingback:PM de Águas de Lindoia prende Casal no Bela Vista por tráfico de Crack