Nuvem de fumaça toma conta do céu do Circuito das Águas

Uma nuvem de fumaça encobre toda a região do Circuito das Águas na tarde desta sexta-feira, 23.

O céu, que estava azul com uma faixa de fumaça e poeira no horizonte, ficou totalmente encoberto por volta das 15h (confira vídeo abaixo).

Esta fumaça tem origem nas inúmeras queimadas que vêm acontecendo em diferentes partes do Brasil. 

Nesta semana, no Estado de São Paulo, a região de Ribeirão Preto registrou grandes incêndios. Na microrregião do Circuito das Águas e de Mogi Mirim, cidades vem sofrendo com as queimadas.

Além disso, de acordo com o Imet, a fumaça também se origina das queimadas na região amazônica, no Pantanal e de países vizinhos, e se espalha por vários estados brasileiros.

Em decorrência disso, o sol, antes radiante, passa a ser visto alaranjado ou avermelhado devido à refração dos raios solares com as partículas de fuligem.

 

Imagem de satélite mostra avanço da frente e fria e mancha escura de fumaça sobre o Estado de São Paulo
Imagem de satélite mostra avanço da frente e fria, em branco, e mancha escura de fumaça sobre o Estado de São Paulo (Reprodução MetSul)

 

Nuvem de fumaça
Nuvem de fumaça deixa sol alaranjado

Como a fumaça carrega partículas tóxica, especialistas indicam que as pessoas usem  máscaras N95, que tem capacidade de filtragem.

Para o fim de semana, a previsão é de que uma frente fria avance a partir do Sul do Brasil, trazendo chuvas e temporais, passando pelo Paraguai, sul de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Como consequência, a qualidade do ar deve melhorar.

Nuvem de fumaça chegando à região, por volta das 15h, de sexta-feira, 23