Defesa Civil do Estado realiza treinamento para chuvas de verão

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizou o 2º Treinamento São Paulo Sempre Alerta – Chuvas de Verão 2024/2025, no Centro de Convenções de Serra Negra, nos dias 23 e 24.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Serra Negra, mais de 40 coordenadorias municipais de Defesa Civil da região de Campinas participaram do treinamento.

Os participantes, estimado em 200 pessoas entre agentes e gestores municipais, atualizaram informações para terem atuações efetivas e sistêmicas durante o período de chuvas, visando à redução de riscos de desastres.

Palestras e apresentações

Uma equipe da Coordenadoria Estadual falou da importância de formulação de mapas comunitários de risco, a fim de identificar as áreas de atenção e risco de inundações e deslizamentos, por exemplo.

Além disso, durante a apresentação, a equipe destacou a importância da implantação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) nos municípios.

Os núcleos reúnem moradores voluntários, que recebem capacitação da Defesa Civil, e auxiliam na prevenção e redução de desastres e suas consequências.

Entre as atuação, as NUPDECs realizam ações preventivas, como verificar trincas e rachaduras em residências, e prestam socorro imediato em situações de calamidades e emergências, além de atuarem como elo entre Defesa Civil e comunidades.

Os participantes também puderam saber quais as condições meteorológicas devem prevalecer durante o verão, por meio de palestra com meteorologistas do Clima Tempo.

O Corpo de Bombeiros foi responsável pela instrução de atendimentos pré-hospitalares básicos em desastres. Já os representantes do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) abordaram a análise de solo e vistoria de campo.

Além de os agentes municipais receberem informações que os auxiliarão a atuar  no período de chuvas, a participam no encontro ajuda os municipais a pontuarem em importantes índices e critérios.

Entre eles estão o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), no Programa Município Verde Azul, bem como a cumprir critérios para recebimento do Kit Operação Chuvas de Verão e atingir os critérios da Ação de aparelhamento da Defesa Civil Estadual.