Luciano, Luís Claudio e vereadores tomam posse dia 1º no Recinto de Exposições e lazer

O atual prefeito de Lindoia, Luciano Lopes (MDB) e seu vice, Luis Claudio Perciani (Democratas) tomam posse do segundo mandato (2025 -2028) nesta quarta-feira, 01 de janeiro, numa cerimônia da Câmara Municipal da Estância Hidromineral de Lindoia. A Sessão Solene de Posse será  às 10h, no Recinto de Exposições e Lazer “Antônio Toledo” – Laguinho, com entrada aberta a todos os munícipes.

Na ocasião, também tomarão posse os vereadores eleitos para a Legislatura de 2025 a 2028. São eles: JULIANO JOAQUIM GRANCONATO DE SOUZA – PSDB; GUSTAVO DE OLIVEIRA COZARO – MDB; BRUNO FISCHER TARDELI – PSDB; MAICON JORGE DA ROSA – MDB; JOSE HUMBERTO PIETRAFESA DOS SANTOS – Progressistas; ARTUR DEL RIO CONDOTTA – Progressistas; ANA MARIA ALVES DOS SANTOS – Progressistas; MÁRCIO FRANCISCO GOMES – Republicanos e JOÃO HENRIQUE PINTO DE OLIVEIRA – MDB.

A Sessão Solene de Posse será presidida pelo vereador Juliano Joaquim Graconato de Souza, o mais votado nas eleições proporcionais de 2024. Na sequência, o  Legislativo de Lindoia escolhe o presidente da Câmara para o ano de 2025.

Luciano

Posse é diferente de diplomação

Grande parte da população não sabe distinguir a diferença entre as cerimônias de diplomação e a posse dos candidatos eleitos. Primeiro é feita a entrega dos diplomas pela justiça eleitoral e geralmente a solenidade acontece em dezembro, antes do início do recesso, sendo a última fase do processo eleitoral. Já a posse é o momento em que se inicia o mandato político dos parlamentares eleitos.

No dia 19 de dezembro, os políticos eleitos nas cidades de Lindoia e Águas de Lindoia foram diplomados pela Justiça Eleitoral de Serra Negra, numa cerimônia presidida pelo juiz Carlos Eduardo Silos de Araújo, da 134ª Zona Eleitoral do Estado de São Paulo.

Eleições 2024

Em Lindoia, nas eleições de outubro de 2024 o prefeito Luciano Lopes (MDB) garantiu a reeleição para seu segundo mandato com 79,96% dos votos válidos. Dos 4.769 eleitores que compareceram às urnas, 3.535 votaram em Luciano. Disputando pela primeira vez à prefeitura, Juliano Moreira (Republicanos) foi escolhido por 886 eleitores, e ficou com 20,04% dos votos válidos.

Para prefeito, os votos nulos totalizaram 219 e os brancos, 129. Nesta eleição municipal, Lindoia registrou uma abstenção de 19,05%, abaixo da média nacional que foi de 21%. Dos 5.890 eleitores lindoianos aptos a votar, 1.121 não compareceram aos locais de votação e devem justificar a ausência.

Foto: Reprodução