Secretaria da Saúde de Águas capacita a rede para o combate a Hipertensão
Nesta terça-feira, dia 21, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) realiza um treinamento e capacitação para os profissionais da rede municipal de saúde de Águas de Lindoia visando o melhor controle e avaliação dos pacientes com quadro de hipertensão.
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Município, durante a capacitação, que faz parte do projeto “Aliança Onda: Menos Pressão, Mais Ação!” a SBH também fará a doação de equipamentos para aprimorar o atendimento à população.
Vale destacar, que em função deste treinamento, os atendimentos de Saúde, no período da tarde, do desta terça-feira, dia 21, serão suspensos.
Hipertensão
A hipertensão arterial, conhecida como a “doença silenciosa”, é um fator de risco significativo para várias doenças cardiovasculares e afeta mais de 50 milhões de adultos no Brasil. Cerca de 70% dos pacientes não conseguem manter a pressão arterial controlada, tornando essencial a conscientização sobre a importância do tratamento contínuo e mudanças no estilo de vida.
A iniciativa Aliança Onda tem como meta controlar a hipertensão arterial em 70% dos pacientes brasileiros até 2030, por meio de esforços conjuntos de diversos setores. A capacitação em Águas de Lindóia faz parte dessa estratégia, que também inclui incentivar a alimentação saudável, a prática regular de atividades físicas e o controle do peso, visando melhorar a saúde pública no país.
Aliança Onda
Estima-se que mais de 50 milhões de brasileiros entre 30 e 79 anos apresentam níveis elevados da pressão arterial, chamada de hipertensão arterial ou pressão alta. A doença é o principal fator de risco para morte por doenças cardiovasculares no Brasil. E, mesmo entre os pacientes em tratamento, 70% seguem com a pressão em valores fora do ideal. A falta de diagnóstico, tratamento e controle adequados da pressão arterial podem levar a complicações como o infarto do miocárdio, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças renais.
Pensando em mudar essa realidade, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) criou o projeto Menos Pressão, que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do controle da pressão por meio do diagnóstico precoce e da avaliação adequada, o que inclui a adoção de hábitos de vida saudáveis e o uso correto da medicação, quando indicado.
Agora, o Menos Pressão se une à iniciativa Aliança Onda: Menos Pressão, Mais Ação!, para colocar em ação setores públicos e privados e promover o controle da hipertensão no Brasil, em uma onda que se inicia dentro das estruturas das organizações e se expande por toda a sociedade.
O mundo está aderindo a essa onda: Austrália, Colômbia, França e Portugal já estão empenhados em transformar o cuidado com a hipertensão. Agora, chegou a hora do Brasil!
Foto: Divulgação / reprodução