Dempas cria abrigo para moradores em situação de rua
Onze pessoas que vivem em situação de rua em Monte Sião estão abrigadas no Centro de Exposições e Lazer (Pavilhão) como forma de proteção de contaminação do novo coronavírus (covid-19). A ação foi desenvolvida pelo Departamento Municipal de Assistência Social (Dempas).
De acordo com o Dempas, os moradores não podem circular pela cidade, devem permanecer no Pavilhão e no seu entorno. É aberta a exceção de saída de apenas uma pessoa de cada vez, somente durante o dia.
No abrigo, eles têm disponíveis colchões, travesseiros, roupas de cama, cobertores e toalhas. Podem tomar banho com kits de higiene completa, que também permitem que façam a higienização das mãos sempre que necessário. São oferecidas quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, além de água potável.
A limpeza do local é feita pelos próprios abrigados. Eles assinaram um termo de compromisso em que concordam em obedecer às regras estabelecidas pela equipe do Dempas. Durante a noite, um vigilante para cuida da segurança do local.
Funcionários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) fazem visitas diárias ao local. O abrigamento deve durar até o fim da pandemia da Covid-19. “Ele não funciona como casa de passagem, onde qualquer pessoa que chegue ao município possa se abrigar, pois se trata de uma medida que diz respeito a um cuidado para evitar que os moradores em situação de rua já atendidos pelo Creas não fiquem doentes”, esclarece o Dempas em nota.